O processo teórico e prático da aprendizagem tornou-se atualmente uma primordial metodologia para o ensino de genética em sala de aula, o decente deve incluir sempre a prática como método de estimular os alunos a aprenderem de forma eficaz. Neste relato foi usado o método do “tapete da replicação” consistiu em imprimir em papel ofício inúmeras formas das trincas de nucleotídeos para que os alunos pudessem pintar e depois colar as estruturas umas às outras. Utilizou-se também o origami, que consistiu em os alunos confeccionarem o papel ofício, colar as partes adjacentes, e dobrarem o objeto de forma oblíqua e medial. Logo, a classe obteve melhores notas em relação às anteriores, evidenciado assim, que o trabalho foi efetivo e que produziu resultados positivos. As respectivas oficinas relacionadas à Genética Molecular, também auxiliaram consideravelmente o docente preceptor em mudar a sua forma de ensino (tradicional), e adotar frequentemente práticas que envolva a atenção do aluno.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE