O referido trabalho irá discorrer um relato de experiência de três projetos de intervenção pedagógica vivenciados em duas escolas situadas nos municípios de Nazaré da Mata - PE e em Camaragibe - PE, através do Programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Pedagogia. Os referidos projetos estiveram voltados para área da educação inclusiva, foram desenvolvidos com diversos temas: inclusão, bullying e outros. Discutiremos de forma sucinta sobre a importância de construir e elaborar projetos na prática pedagógica, o Projeto Didático Pedagógico se caracteriza como uma forma de planejar conteúdos que abrangem a comunidade escolar envolvendo situações-problemas. É um recurso didático pedagógico utilizado pelo docente em suas práxis pedagógicas com intuito de desenvolver o ensino aprendizagem dos estudantes. O primeiro projeto didático experenciado durante uma das atividades do Programa: “Eu, você, ele e nós” teve como público uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental da escola Henrique Floriano Coutinho no município de Nazaré da Mata, cuja finalidade foi tabalhar a inclusão a partir do trabalho coletivo a partir do respeito às diferenças. O segundo projeto também foi realizado na mesma escola-campo intitulado “Setembro Azul” que teve como objetivo apresentar a comunidade escolar sobre os direitos de estudantes surdos e a historicidade sobre a Comunidade Surda. O terceiro projeto foi realizado em Camaragibe-PE na Escola Imaculada Conceição, voltado para a temática sobre o autismo. Foi proposta uma semana de conscientização do autismo com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar (professores, alunos e pais) sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) buscando quebrar barreiras que dificultam o caminho percorrido para que o processo de inclusão realmente ocorra. Diante disso, consideranso-se a escola como um espaço de aprendizagem, a relação entre projetos didáticos e a formação inicial docente, realização de projeto na prática pedagógica devem ser compreendidos, organizados e desenvolvidos como uma ação conjunta partilhada no coletivo da escola. Desse modo, a realização de projetos didáticos reverbera na formação docente uma nova maneira de entendimento e organização do processo educativo, a partir da compreensão da realidade social e cultural visando responder aos problemas que emergem no âmbito escolar.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE