CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DE PROJETOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

  • Autor
  • Layane Emanuelly da Silva
  • Co-autores
  • Eduarda Roberta Oliveira da Silva , Mirtes Ribeiro de Lira
  • Resumo
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    O referido trabalho irá discorrer um relato de experiência de três projetos de intervenção pedagógica vivenciados em duas escolas situadas nos municípios de Nazaré da Mata - PE e em Camaragibe - PE, através do Programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Pedagogia. Os referidos projetos estiveram voltados para área da educação inclusivaforam desenvolvidos com diversos temas: inclusão, bullying e outros. Discutiremos  de forma sucinta sobre a importância de construir e elaborar projetos na prática pedagógica, o Projeto Didático Pedagógico se caracteriza como uma forma de planejar conteúdos que abrangem a comunidade escolar envolvendo situações-problemas. É um recurso didático pedagógico utilizado pelo docente em suas práxis pedagógicas com intuito de desenvolver o ensino aprendizagem dos estudantes. O primeiro projeto didático experenciado durante uma das atividades do Programa: “Eu, você, ele e nós” teve como público uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental da  escola Henrique Floriano Coutinho no município de Nazaré da Mata, cuja finalidade foi tabalhar a inclusão a partir do trabalho coletivo a partir do respeito às diferenças. O segundo projeto também foi realizado na mesma escola-campo intitulado “Setembro Azul” que teve como objetivo apresentar a comunidade escolar sobre os direitos de estudantes surdos e a historicidade sobre a Comunidade Surda. O terceiro projeto foi realizado em Camaragibe-PE na Escola Imaculada Conceição, voltado para a temática sobre o autismo. Foi proposta uma semana de conscientização do autismo com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar (professores, alunos e pais) sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) buscando quebrar barreiras que dificultam o caminho percorrido para que o processo de inclusão realmente ocorra. Diante disso, consideranso-se a escola como um espaço de aprendizagem, a relação entre projetos didáticos e a formação inicial docente, realização de projeto na prática pedagógica devem ser compreendidos, organizados e desenvolvidos como uma ação conjunta partilhada no coletivo da escola. Desse modo, a realização de projetos didáticos reverbera na formação docente uma nova maneira de entendimento e organização do processo educativo, a partir da compreensão da realidade social e cultural visando responder aos problemas que emergem no âmbito escolar.

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Programa Residência Pedagógica, Pedagogia de Projetos, Inclusão.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
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  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE