RELATOS DE EXPERIÊNCIA: INOVAÇÃO EDUCATIVA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Autor
  • Cibelle Honorato Melo de Oliveira
  • Co-autores
  • Julyanna Alice Ribeiro Barreto Campelo
  • Resumo
  • O presente trabalho foi realizado a partir das experiências vividas no Programa de Residência Pedagógica, ofertado pela Universidade de Pernambuco campus Mata Norte. O prazo de realização do Programa Residência Pedagógica tem duração de 18 meses, divido em três etapas: formação, observação e regência/intervenções pedagógicas. A escola-campo para a realização das atividades da residência é a Escola Municipal Imaculada Conceição do município de Camaragibe-PE. Nesse contexto, o tempo inicialmente distribuído para observações nos rendeu bastante aprendizado, pois tivemos oportunidade de presenciar aulas em todas as turmas, formações de professores, eventos escolares e coordenação pedagógica. Após as observações realizamos encontros para elaboração do planejamento das regências e intervenções pedagógicas. A organização das atividades preparatórias para as regências e intervenções nos permitiu uma proximidade da teoria com a prática profissional contribuindo para uma formação mais completa. Vivenciar esse momento na Residência Pedagógica foi bastante rico em conhecimentos já que tivemos como trabalhar três projetos: Projeto de Leitura, Projeto da Horta/Alimentação saudável e o Projeto de Música em paralelo com as regências. A residência apresenta características que favorece a vida acadêmica e profissional do docente em formação, considerando que possibilita um olhar mais amplo da educação fornecida a população através de outro viés, onde o licenciado em formação passa de aluno para professor, porém passará conhecendo a rotina, dificuldades e possibilidades do cotidiano do professor. Acreditamos que tal situação é de extrema importância, por isso torcemos para que o programa continue e amplie para atingir mais licenciados, pois consideramos que o estágio regular atende apenas de forma superficial aos anseios do docente em formação. Outra situação que podemos destacar é a socialização entre os profissionais em carreia e os futuros, assim, possibilitando trocas de vivencia e diálogos enriquecedores.    

  • Palavras-chave
  • Residência Pedagógica, formação de professores, intervenção pedagógica.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE