SEMINÁRIO INTEGRADOR DO CURSO DE PEDAGOGIGA: UNIVERSIDADE E ESCOLA NOS PERCURSOS DA FORMAÇÃO DOCENTE.

  • Autor
  • Daniely dos Santos Gomes
  • Co-autores
  • Ana Clara de Santana Correia
  • Resumo
  • O Programa Residência Pedagógica incentiva os futuros docentes a saberem lidar com os desafios e transformar os contextos de atuação em objetos de pesquisa para apresentar as propostas inovadoras nas escolas, criando um espaço de diálogo entre elas e as universidades. Nessa ordem o Programa da Residência Pedagógica vem com o propósito de aperfeiçoar e fortalecer a relação entre teoria e prática no trabalho docente através de uma formação da docência mais crítica e capaz de dar respostas as demandas sociais. Preparar futuros docentes para vivenciarem uma experiência em um ambiente inovador de produção de conhecimento foi um dos principais aspectos que nortearam o Programa Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Pernambuco campus Mata Norte.. Neste artigo apresentamos as atividades vivenciadas que nortearam a realização do Seminário Integrador “Universidade e escola nos percursos da formação docente” bem como descrevemos o resultado de uma enquete sobre a continuidade do Programa Residência Pedagógica na Universidade de Pernambuco e, por fim, fazemos algumas reflexões sobre os resultados desta abordagem. Assim o Seminário integrador fez parte de cumprimento das atividades do Programa Residência Pedagógica que teve como finalidade socializar as atividades e os projetos vivenciados nas Escolas-campo dos municípios de Camaragibe, Nazaré da Mata e de Vicência.O seminário Integrador foi realizado  em dois turnos realizado no espaço de convivência Paulo Freire, espaço esse que consideramos propício para a participação e divulgação dos projetos vivenciados pelos residentes.

  • Palavras-chave
  • experiencias na formação
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE