Trocas de experiências na residência pedagógica:Compartilhar é aprender! er!

  • Autor
  • Aldeni Avelino da Silva Rodrigues
  • Co-autores
  • Heloisa Oliveira Bernardo da Silva , Letícia Mayara da Silva Carvalho. , Jerfesson Santos de Oliveira , Manoel Santos de Morais
  • Resumo
  •  

    Trocar experiências é fundamental para gerar aprendizagens.

    Isso tornou-se notável na residência pedagógica, realizada na Escola Aluisio Germano, situada em Carpina PE.

    A experiência compartilhada proporcionou entre preceptora e residentes, uma aprendizagem significativa, gerando a ambos, uma dinâmica pedagógica que resultou do compromisso estabelecido com os princípios teóricos adotados no decorrer da residência, a partir das características e vivências dos alunos.

    Teoria e prática precisam andar juntas, pois assim o aperfeiçoamento acadêmico acontece de forma diferenciada e significativa, permitindo um contato direto com a real situação da escola no cotidiano., fazendo com isso, um aperfeiçoamento da metodologia do ensino, a partir das observações das aulas.

    Essas observações foram feitas pelos residentes no decorrer do estágio.

            Deixar de seguir regras teóricas e tornar-se um agregador cada vez mais , de maneira espontânea à prática pedagógica, favorecerá para o crescimento pessoal e profissional dos residentes.

           A construção de materiais lúdicos para a complementação e enriquecimento dos conteúdos vivenciados em sala e confeccionados pelos residentes, valorizou o trabalho docente, criou uma boa estrutura de material e proporcionou trocas de experiências de acesso a novos conhecimentos para os estudantes.

          Segundo o pensamento de Jhon Deewei, filósofo norte americano, o aprendizado se dá quando se é possível compartilhar experiências num ambiente democrático, não havendo barreiras ao intercâmbio do pensamento.

          Os recursos didáticos pedagógicos, utilizados, constituem-se em preencher as lacunas que o ensino tradicional geralmente deixe( CASTOLD; POLINAARSKI, p.685).

          Portanto, a cultura do compartilhamento, torna-se primordial na residência pedagógica para os mais experientes que enxergam a troca de experiências e informações como oportunidades de ter o seu legado passado para outras pessoas.

  • Palavras-chave
  • experiência - residência - compartilhar
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE