O professor planeja suas aulas procurando sempre estar bem preparado e articulado para ministrar os assuntos que pretende desenvolver em sala de aula, e procura sempre aplicar as metodologias que supõe serem as mais adequadas para determinada turma, aplicando as avaliações que lhe parecem mais pertinentes. Nesta perspectiva, o processo de ensino-aprendizagem deve ser estruturado com base no uso de metodologias diferenciadas, específica e direcionada para o educando, com propostas de trabalho adequadas às variadas especificidades e de acordo com as possibilidades e necessidades dos educandos. Com isso, este relato é resultado da imersão do Programa de Residência Pedagógica – PRP de Geografia da Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte, e tem como objetivo descrever o processo de transformação de uma sala inutilizada, em uma Sala geográfica, com intuito de adotar novas estratégias de ensino-aprendizagem em escolas públicas auxiliando os alunos do Ensino Fundamental e Médio a partir da realidade de uma unidade escolar na cidade de Nazaré da Mata – PE. Neste viés, as salas ambientes apresentam-se como possibilidades de aproximar as ações pedagógicas com as situações do dia a dia.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE