SALA TEMÁTICA DE GEOGRAFIA COMO ESTRÁTEGIA DE ENSINOAPRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA - PE

  • Autor
  • Jéssica Rosete Ferreira
  • Co-autores
  • Jéssica Emanuelly Ramos da Silva , Franciana Aprígio da Silva , Luciana Rachel Coutinho Parente
  • Resumo
  •  

    O professor planeja suas aulas procurando sempre estar bem preparado e articulado para ministrar os assuntos que pretende desenvolver em sala de aula, e procura sempre aplicar as metodologias que supõe serem as mais adequadas para determinada turma, aplicando as avaliações que lhe parecem mais pertinentes. Nesta perspectiva, o processo de ensino-aprendizagem deve ser estruturado com base no uso de metodologias diferenciadas, específica e direcionada para o educando, com propostas de trabalho adequadas às variadas especificidades e de acordo com as possibilidades e necessidades dos educandos. Com isso, este relato é resultado da imersão do Programa de Residência Pedagógica – PRP de Geografia da Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte, e tem como objetivo descrever o processo de transformação de uma sala inutilizada, em uma Sala geográfica, com intuito de adotar novas estratégias de ensino-aprendizagem em escolas públicas auxiliando os alunos do Ensino Fundamental e Médio a partir da realidade de uma unidade escolar na cidade de Nazaré da Mata – PE. Neste viés, as salas ambientes apresentam-se como possibilidades de aproximar as ações pedagógicas com as situações do dia a dia.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino-aprendizagem, Geografia, Sala Ambiente
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE