Este trabalho tem por objetivo relatar a realização de uma atividade de leitura, escrita, interpretação e discussão do gênero textual Relato de Memória, que teve por finalidade promover principalmente uma aproximação do professor com a realidade do aluno, e deste com o conteúdo ministrado. Trata-se, portanto, de um trabalho de pesquisa qualitativa e natureza exploratória, onde são analisados e discutidos os resultados do desenvolvimento das atividades referentes ao gênero em questão, aplicado aos alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, da Escola Estadual Agamenon Magalhães, através da implementação do Projeto de Residência Pedagógica. Para desenvolver este trabalho, baseamo-nos em alguns pressupostos teóricos defendidos por ANTUNES (2009), KOCH e ELIAS (2013) a respeito da leitura, compreensão e produção escrita de gêneros textuais, os quais desempenham um papel importante nas relações comunicativas que estabelecemos no convívio em sociedade. Desse modo, os resultados apontaram uma boa discussão e identificação dos alunos com o gênero trabalhado e a construção de uma ligação mais significativa entre o professor e a realidade de vida desses alunos.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE