RESUMO: Sabemos que estar na sala de aula é um desafio que vencemos todos os dias, principalmente para nós que somos profissionais da área de língua portuguesa, pois enfrentamos um gigante. Para os alunos, esse gigante é chamado de gramática, a temida norma que muitos não conseguem se apropriar. Por esse motivo, nos baseamos nas ideias da professora Irandé Antunes, uma pesquisadora que mudou o ponto de vista de muitos professores em relação ao ensino da gramática. Nosso objetivo geral é ter uma nova visão de ensino da Língua Portuguesa. E os objetivos específicos são: levar novas estratégias de ensino para sala de aula; compreender que ensinar português não é apenas deter-se a gramática; mostrar a importância do trabalho com gêneros e atividades de formas contextualizadas. Essa pesquisa foi realizada através do Programa Residência Pedagógica. Esperamos que cada leitor compreenda que não estamos negando à gramática, ou afirmando que ela não seja importante, porém, nosso intuito é ir além desses ensinamentos, pois a Língua Portuguesa tem muito a oferecer.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE