ABORDAGEM GEOGRÁFICA SOBRE OS SISTEMAS SOCIALISTA E CAPITALISTA ATRAVÉS DE PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM RECURSO ÁUDIO VISUAL

  • Autor
  • Juliana Andrade da Silva
  • Co-autores
  • Edilson Fernando de Santana Gomes , Rhuann Rodrigo Oliveira de Freitas , Luciana Rachel Coutinho Parente
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho, fruto de experiência do Programa Residência Pedagógica do núcleo de Geografia da Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte tem como finalidade apresentar aos alunos de uma unidade escolar de referência em Nazaré da Mata, reflexões sobre o  espaço geográfico capitalista e socialista, trazendo uma visão crítica sobre as temáticas em questão e estimulando os estudantes do 3° ano do Ensino Médio da escola campo de desenvolvimento deste projeto, a serem protagonistas do processo de ensino aprendizagem. Considerando a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e utilizando o cinema como recurso didático para a execução do projeto. Inicialmente, a partir de uma aula introdutória foram discutidos alguns pontos relativos aos sistemas capitalista e socialista, em seguida foi apresentado a eles através da exibição de filme uma sociedade distinta e em transformação, a Alemanha Oriental transformando-se em capitalista, e todas as consequências advindas disso. Posteriormente, os mesmos alunos tiveram a oportunidade de produzir o seu próprio vídeo baseado no entendimento da aula e do filme exibido, utilizando o espaço físico da escola para a produção. Por fim, foi feita uma mostra cinematográfica com os vídeos produzidos por eles, o que proporcionou diversas reflexões acerca das formas de abordagem da temática que foram propostas, não só trazendo benefícios de aprendizado, mas de fortalecimento e formação cidadã de forma crítica, desenvolvendo além de tudo a criatividade.

     

  • Palavras-chave
  • Cinema; Capitalismo; Socialismo.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE