O processo de formação dos professores é um dos assuntos mais debatidos na atualidade, atrelado a este tema se discute os conceitos de teoria e prática e a relevância destes elementos na formação profissional do professor. A discussão destes conceitos, que essencialmente parecem não se repelir, tem se tornado cada vez mais pautas de discussões, pois no imaginário acadêmico tais conceitos surgem muita das vezes de forma fragmentada. Discutir a formação do professor a partir da problematização de tais questões visa minimizar as dificuldades enfrentadas nos anos iniciais da docência e desmistificar algumas questões norteadoras do processo de ensino/aprendizagem. O que buscamos analisar é até que ponto a teoria é oposta a prática e se tais conceitos são na prática monólogos rivais.
Para efeito, este trabalho se encontra segmentado em três partes: Existe oposição? Lados da mesma moeda; Experimento X Experiência. A base metodológica deste trabalho se constitui como uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, se materializando a partir de leituras de artigos, as experiências vivenciadas através do Programa de Residência Pedagógica de Língua Portuguesa e as discussões realizadas em classe. Buscou-se, através do relato pessoal, discutir como os elementos prática e teoria contribuem na formação social/profissional dos residentes. Para ancorar nossa discussão, retomamos os estudos e perspectivas de Pimenta e Lima (2010), Souza (2001) Rios (2000), Freire (2006), Larrosa (2011), Krasilchil (2008) e Gaspar e Santos Filho, J. J, (2019).
É válido ratificar a importância da inserção ativa do estudante no ambiente escolar para a formação do futuro professor, pois diante das intensas transformações intelectuais, culturais e metodológicas que temos acessos, se torna inviável, em nossa atualidade, conceber a formação profissional sem o exercício reflexivo e supervisionado de sua respectiva prática.
Diante do exposto/vivenciado, podemos enxergar a Residência Pedagógica como um espaço de conexão entre as teorias e a prática dentro do espaço escolar. O contato com o a estrutura e corpus escolar materializa/ ratifica o caráter social e funcional da profissão. Logo, a Residência Pedagógica deve ser vista como um trabalho de caráter investigativo e reflexivo, trabalho que envolve muito mais do que a tríade: descrição, regência e avaliação. É apenas superando essa falsa dicotomia que o professor pode de fato enxergar a realidade, e mais do que enxergar, modificá-la.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE