O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E AS NOVAS PERSPECTIVAS ACERCA DO “PARADOXO” TEORIA X PRÁTICA

  • Autor
  • Elíude Dias Gondim
  • Co-autores
  • Diana Maria de Andrade Moura Coutinho , José Jacinto dos Santos Filho
  • Resumo
  •  

    O processo de formação dos professores é um dos assuntos mais debatidos na atualidade, atrelado a este tema se discute os conceitos de teoria e prática e a relevância destes elementos na formação profissional do professor. A discussão destes conceitos, que essencialmente parecem não se repelir, tem se tornado cada vez mais pautas de discussões, pois no imaginário acadêmico tais conceitos surgem muita das vezes de forma fragmentada. Discutir a formação do professor a partir da problematização de tais questões visa minimizar as dificuldades enfrentadas nos anos iniciais da docência e desmistificar algumas questões norteadoras do processo de ensino/aprendizagem. O que buscamos analisar é até que ponto a teoria é oposta a prática e se tais conceitos são na prática monólogos rivais.  

     

    Para efeito, este trabalho se encontra segmentado em três partes: Existe oposição? Lados da mesma moeda; Experimento X Experiência. A base metodológica deste trabalho se constitui como uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, se materializando a partir de leituras de artigos, as experiências vivenciadas através do Programa de Residência Pedagógica de Língua Portuguesa e as discussões realizadas em classe. Buscou-se, através do relato pessoal, discutir como os elementos prática e teoria contribuem na formação social/profissional dos residentes. Para ancorar nossa discussão, retomamos os estudos e perspectivas de Pimenta e Lima (2010), Souza (2001) Rios (2000), Freire (2006), Larrosa (2011), Krasilchil (2008) e Gaspar e Santos Filho, J. J, (2019).

     

    É válido ratificar a importância da inserção ativa do estudante no ambiente escolar para a formação do futuro professor, pois diante das intensas transformações intelectuais, culturais e metodológicas que temos acessos, se torna inviável, em nossa atualidade, conceber a formação profissional sem o exercício reflexivo e supervisionado de sua respectiva prática.

     

    Diante do exposto/vivenciado, podemos enxergar a Residência Pedagógica como um espaço de conexão entre as teorias e a prática dentro do espaço escolar. O contato com o a estrutura e corpus escolar materializa/ ratifica o caráter social e funcional da profissão. Logo, a Residência Pedagógica deve ser vista como um trabalho de caráter investigativo e reflexivo, trabalho que envolve muito mais do que a tríade: descrição, regência e avaliação. É apenas superando essa falsa dicotomia que o professor pode de fato enxergar a realidade, e mais do que enxergar, modificá-la.

     

  • Palavras-chave
  • Imersão escolar. Dicotomia. Formação profissional.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE