GEO- INCLUSÃO: APRENDENDO GEOGRAFIA DE FORMA LÚDICA EM TURMAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE NAZARÉ DA MATA–PE

  • Autor
  • Pablo Wesley Alves de Oliveira
  • Co-autores
  • Anderson Vitor Lopes Dias , Franciana Aprigio da Silva , Luciana Rachel Coutinho Parente
  • Resumo
  • O presente artigo teve como finalidade contribuir com a elaboração e construção de práticas pedagógicas como forma facilitadora do processo de ensino-aprendizagem dos alunos da educação especial de uma escola pública do município de Nazaré da Mata- PE. Foram realizadas abordagens educacionais pelos residentes do Programa Residência Pedagógica, enfatizando a importância do uso de aulas práticas e didáticas como agente facilitador no processo de construção de uma educação especial inclusiva. Na primeira etapa, foram realizadas observações com o intuito de compreender a dinâmica professor-aluno, dentro das turmas da educação especial. A segunda fase foi direcionada para construção e aplicação de oficinas, cuja temática envolve os assuntos trabalhados na disciplina de Geografia. Como resultados, a referente pesquisa apresenta a elaboração de aulas dinâmicas no formato de oficinas voltadas ao ensino da Geografia em turmas da educação especial, através da execução de experimentos e construções de maquetes tridimensionais que ilustraram como se dá a estruturação do sistema solar, o processo de separação do lixo e todo o processo de construção e estruturação dos solos. Sendo assim, durante a execução dos experimentos foi perceptivo o engajamento e o interesse dos alunos durante a construção dos experimentos, todos participaram de maneira ativa das aulas, a metodologia utilizada durante as aulas fez com que as atividades se tornassem dinâmicas e atraentes para os discentes.

  • Palavras-chave
  • Educação Inclusiva, Residência Pedagógica, Geografia.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE