PROJETO DE INTERVENÇÃO A PARTIR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS BRASILEIROS, ATRAVÉS DE RECURSO TECNOLÓGICO

  • Autor
  • Luiz Antônio da Silva Lima
  • Co-autores
  • Raniel Marcelo de Santana , Priscila Felix Bastos , Patrícia Gerlânia das Neves da Silva
  • Resumo
  • O presente ensaio tem como finalidade apresentar a proposta, o desenvolvimento e os resultados do projeto de intervenção aplicado em unidade escolar de referência do município de Nazaré da Mata - PE, perpetuando-se como um desdobramento e continuidade da etapa III do Programa de Residência Pedagógica da Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte. O referido projeto consiste na aplicação de uma série de atividades que visa contribuir de maneira significativa para o processo de ensino-aprendizagem no âmbito da concedente. Através do fortalecimento das concepções teóricas, os residentes buscaram apresentar os domínios físico-naturais do Brasil de forma diferenciada, fazendo o uso da tecnologia como ferramenta facilitadora do ensino, nas turmas do 7º Ano da instituição de ensino. Durante o desenvolvimento do projeto que foi subdividido em algumas etapas, foram trabalhados conteúdos relativos a distribuição dos domínios morfoclimáticos brasileiros, através de exposição de fotografias, desenhos interativos, aula externa, entre outras. Percebeu-se que as turmas reagiram de forma muito positiva, em relação ao aprendizado, participando das dinâmicas propostas pelos residentes. Como culminância do projeto, o grupo participante conheceu o aplicativo de previsão do tempo, MSN Clima, suas funcionalidades e contribuições para o ensino da Geografia. Dessa maneira, os alunos expressaram o aprendizado através da confecção de gráficos climáticos da realidade de cidades vizinhas a Nazaré da Mata, associando assim o conhecimento teórico à prática. 

  • Palavras-chave
  • Ensino-aprendizagem, Recursos tecnológicos, Domínios morfoclimáticos.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE