USO DO SOFTWARE POLY COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS FORMAS GEOMÉTRICAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

  • Autor
  • JOSÉ EDIELSON DA SILVA MELO
  • Co-autores
  • JONATHA WILLAME CORDEIRO DE VASCONCELOS FERREIRA BARROS , VÂNIA DE MOURA BARBOSA DUARTE
  • Resumo
  • O relato de experiência aqui descrito é um trabalho realizado em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, o trabalho foi desenvolvido em uma Escola de Rede Estadual de Ensino da cidade de Carpina no estado de Pernambuco. A atividade foi executada por meio do Programa Residência Pedagógica, onde tem como financiador a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Durante a vivência do programa, o preceptor indagou que os estudantes estavam com dificuldades em alguns objetos do conhecimento e habilidades propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Ensino Fundamental voltadas para o Ensino de Geometria, visando que é uma dificuldade do Ensino Fundamental, é importante retomar no Ensino Médio buscando o avanço do saber. Acreditamos que a junção do conteúdo da Matemática com a utilização de uma tecnologia possa reduzir a dificuldade que os estudantes possam apresentar na disciplina de Matemática e em específico no conteúdo. Nesse sentido, utilizamos o Software Poly, que permite a investigação de sólidos tridimensionalmente com possibilidade de movimento, dimensionalmente planificação e de vista topológica. Os momentos foram divididos da seguinte maneira, debate sobre as formas geométricas com construção dos principais conceitos acerca do assunto. Em seguida foi mostrado os estudantes exemplos de sólido geométrico através do Software Poly, e depois aplicação de uma atividade sobre planificação e finalizado com um questionário com os conceitos abordados em todas as aulas. Os resultados a partir da observação da atividade dos grupos foram satisfatórios, pudemos perceber que o uso da tecnologia é um ótimo recurso no processo de ensino aprendizagem.

  • Palavras-chave
  • Ensino de Matemática; Formas Geométricas; Software Poly.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE