O presente trabalho tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas e as experiências vivenciadas pelos alunos do curso de Licenciatura plena em História, que estão inseridos no Programa Residência Pedagógica (PRP), tal programa é financiado pela CAPES, cujo tem como intuito o aprimoramento do desempenho pedagógico e profissional dos graduandos, por meio da implantação de projetos de incentivo a novas práticas de ensino na rede de Educação Básica. Dentre as instituições selecionadas para o desenvolvimento do Programa está a escola Professora Adelina Almeida, localizada na cidade de Petrolina-PE, onde nove discentes colocam em prática as temáticas propostas. Tais temáticas consistem em como trabalhar fontes históricas em sala de aula pautando-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse processo está articulado entre a teoria, por meio de aulas expositivas e prática, mediante de oficinas e palestras, buscando desenvolver no aluno o melhoramento do aprendizado. Outro ponto a ser abordado é a violência escolar, com o objetivo de se fazer um diagnóstico do problema, por meio de pesquisas, debates e palestras. O intuito do projeto ao ser finalizado é deixar na instituição algo que seja apreciado por todos e que sirva de inspiração para os demais alunos que ali estudarem, incentivando-os a um pensamento reflexivo e crítico a cerca dos temas abordados.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE