NOVAS ABORDAGENS PARA O APRIMORAMENTO DO ENSINO DE HISTÓRIA EM SALA DE AULA

  • Autor
  • Flávia Drielly Souza
  • Co-autores
  • Beatriz A. de Aguiar Neves , Fernando Mattiolli Vieira
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas e as experiências vivenciadas pelos alunos do curso de Licenciatura plena em História, que estão inseridos no Programa Residência Pedagógica (PRP), tal programa é financiado pela CAPES, cujo tem como intuito o aprimoramento do desempenho pedagógico e profissional dos graduandos, por meio da implantação de projetos de incentivo a novas práticas de ensino na rede de Educação Básica. Dentre as instituições selecionadas para o desenvolvimento do Programa está a escola Professora Adelina Almeida, localizada na cidade de Petrolina-PE, onde nove discentes colocam em prática as temáticas propostas. Tais temáticas consistem em como trabalhar fontes históricas em sala de aula pautando-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse processo está articulado entre a teoria, por meio de aulas expositivas e prática, mediante de oficinas e palestras, buscando desenvolver no aluno o melhoramento do aprendizado. Outro ponto a ser abordado é a violência escolar, com o objetivo de se fazer um diagnóstico do problema, por meio de pesquisas, debates e palestras. O intuito do projeto ao ser finalizado é deixar na instituição algo que seja apreciado por todos e que sirva de inspiração para os demais alunos que ali estudarem, incentivando-os a um pensamento reflexivo e crítico a cerca dos temas abordados.

     

  • Palavras-chave
  • Experiências, Fontes históricas, Violência.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE