O presente trabalho tem como intuito abordar as ações e atividades desenvolvidas e as experiências vivenciadas pelos alunos do curso de Licenciatura plena em História que estão inseridos no Programa Residência Pedagógica financiado pela CAPES, com o objetivo do aprimoramento das rotinas pedagógicas por meio de projetos de incentivo a novas práticas do ensino de História na Educação Básica da rede pública de ensino. Durante a nossa atuação na escola-campo EREM – Osa Santana de Carvalho, desenvolvemos atividades com o propósito de estreitar a relação entre a escola e a universidade, que resultassem no desenvolvimento de um espaço científico interinstitucional. Dentre as ações podemos destacar a Oficina de Fontes Históricas, que além de introduzir os alunos na área da pesquisa, proporcionou-lhes o desenvolvimento de novas habilidades. A interdisciplinaridade é uma delas, pois, a partir da pesquisa, os alunos tiveram noção de como os saberes estão entrelaçados, unindo áreas do conhecimento que até então pareciam distantes. Através dessa experiência foi possível perceber novos rumos para o ensino de História na Educação Básica.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE