Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo e estudos bibliográficos que teve como objetivo apresentar contribuições relevantes do estágio curricular obrigatório e do Programa Residência Pedagógica no processo de formação inicial do docente. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, da pesquisa foi qualitativa, descritiva e de campo, fundamentada em estudos bibliográficos. Foram investigadas 8 (oito)estudantes do curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco- Campus Petrolina que fizeram o estágios supervisionados regular em escolas e na escola campo do Programa da Residência Pedagógica, ambas pertencem a rede pública Municipal em Petrolina e são do Ensino Fundamental(do 1º ao 5º Ano). Utilizou-se para coleta de o questionário com perguntas abertas, a fim de que os participantes da pesquisa pudessem relatar suas experiências nesses dois cenários acadêmicos e leituras de capítulos de livros relacionados ao tema. Constatou-se mediante esse estudo que o estágio se configura como primordial para a formação do professor principiante.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE