RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ESTUDOS DE ASPECTOS DA TEORIA DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS ATRELADO AO USO DO MATERIAL MANIPULADO ENVOLVENDO AS OPERAÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO, COM ESTUDANTES DO 6º ANO , EM CARPINA-PE

  • Autor
  • Lívia Júlia Mendes da Silva
  • Co-autores
  • Geysiane Ranylla de Andrade Lins
  • Resumo
  • Este trabalho desenvolvido durante o projeto de residência pedagógica, na universidade de Pernambuco, do curso de licenciatura em matemática, tem por objetivo relatar as vivências das residentes durante a sequência didática embasada na Teoria das Situações Didáticas e o uso do material manipulativo com estudantes do 6 ° Ano na escola estadual em Carpina-PE. Nesse caso, a residência pedagógica propicia ao licenciando identificar novas e variadas estratégias para área profissional, ao decorrer do trabalho será frisado a importância do projeto de residência pedagógica para graduandos.

     

  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE