O presente artigo apresenta resultados parciais das ações realizadas com alunos do 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola de educação básica no município da cidade de Petrolina-PE, durante ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
O trabalho teve objetivo de refletir sobre a importância e as contribuições que os jogos pedagógicos podem trazer à aprendizagem escolar, tendo em vista os desafios encontrados no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos. Este trabalho procura compreender de que forma os jogos pedagógicos podem auxiliar no processo de aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos no processo de alfabetização e letramento. A metodologia utilizada baseou-se na execução de jogos envolvendo leitura e escrita baseado no plano de aula da professora. Evidenciou-se que os jogos pedagógicos promovem experiências significativas de aprendizagem de uma maneira lúdica e prazerosa, além de demonstrarem que o professor deve buscar estratégias metodológicas diversificadas que despertem o interesse dos alunos e favorecem o seu desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE