A Aquisição da Leitura Escrita de Forma Lúdica para Alunos com Dificuldade de Aprendizagem no 3º ano do Ensino Fundamental

  • Autor
  • Angelica Alves Marcelino da Silva
  • Co-autores
  • Iara Jaqueline dos Santos , Mary Ãngela de Sousa Bezerra , Maria Luiza Bezerra
  • Resumo
  •  

    O presente artigo apresenta resultados parciais das ações realizadas com alunos do 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola de educação básica no município da cidade de Petrolina-PE, durante ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

    O trabalho teve objetivo de refletir sobre a importância e as contribuições que os jogos pedagógicos podem trazer à aprendizagem escolar, tendo em vista os desafios encontrados no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos. Este trabalho procura compreender de que forma os jogos pedagógicos podem auxiliar no processo de aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos no processo de alfabetização e letramento. A metodologia utilizada baseou-se na execução de jogos envolvendo leitura e escrita baseado no plano de aula da professora. Evidenciou-se que os jogos pedagógicos promovem experiências significativas de aprendizagem de uma maneira lúdica e prazerosa, além de demonstrarem que o professor deve buscar estratégias metodológicas diversificadas que despertem o interesse dos alunos e favorecem o seu desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo.

     

  • Palavras-chave
  • Alfabetização, Letramento, Jogos Pedagógicos
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE