Este trabalho pretende relatar como nós residentes de Língua Portuguesa contribuímos no desempenho dos alunos durante a execução de projetos e atividades as quais possuíam um fim em comum: aprimorar metodologias eficazes já observadas e desenvolver novas estratégias para uma aprendizagem menos sistemática e mais flexível, além de refletir sobre estudos frente ao papel do professor e do aluno, enfatizando algumas percepções favoráveis ao ensino lúdico e interativo. Até consolidarmos nosso projeto com os alunos dos 6 anos do ensino fundamental, nos foram postas algumas etapas de observação, colaboração e prática e demos continuidade a um planejamento estratégico dentro do nosso trabalho com os alunos, enfatizando a análise mais precisa acerca da ação dos discentes; construímos uma oficina realizada em 4 semanas por meio de um acompanhamento mais direto com os participantes, além de outras atividades que fomos executando com auxílio dos professores regentes. Desse modo, obtivemos muitos resultados satisfatórios e a maioria dos objetivos foram alcançados, os alunos cientes da importância de participarem na elaboração de procedimentos voltados para sua própria aprendizagem e o professor da necessidade de olhar o educando por um ângulo diferente e particular, a fim de tirar conclusões válidas acerca de seu desempenho.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE