RELATO DE UMA AULA SOBRE FUNÇÕES DE COORDENAÇÃO E PALESTRA REFERENTE AO SISTEMA NERVOSO E AS DROGAS EM UMA TURMA DO OITAVO ANO

  • Autor
  • Jessica Kelly Ferreira da Silva
  • Co-autores
  • Aldeni Avelino da Silva Rodrigues , Ubirany Lopes Ferreira
  • Resumo
  •  

    As experiências adquiridas em sala de aula são bastante importantes para uma formação quanto docente, pois uma boa qualificação e preparo torna-se um bom profissional em qualquer área de trabalho, a prática em sala de aula traz um valor de crescimento profissional, amadurecimento e criações de novas ideias, e o programa de residência pedagógica proporciona isso para os discentes, desenvolvendo um futuro professor de qualidade e capacidade. Diante disso este relatório de experiência do Programa de Residência Pedagógica é estabelecido pra relatar experiências em sala de aula, que são de suma importância para uma formação como docente. O objetivo deste relatório é relatar experiências vivenciadas durante o ensino de funções de coordenação - sistema nervoso na turma do 8º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Aluísio Germano, no município de Carpina-PE, no mês de setembro de 2019, buscando métodos diferenciadas para melhor apropriação do conteúdo. A aula foi de forma expositiva dialogada. Essa estratégia caracteriza-se pela exposição de conteúdos com a participação ativa dos estudantes, considerando o conhecimento prévio dos mesmos, sendo o professor e o palestrante o mediador para que os alunos questionem, interpretem e discutam o objeto de estudo. A adolescência é uma fase na vida marcada por transformações físicas, psíquicas e sociais. Esta fase do desenvolvimento é bastante caracterizada por fatores como as chamadas crises de identidade pela transição da infância à maturidade juvenil; o início da escolha profissional; a constante busca por autonomia; pelo ingresso na vida sexual; pelos comuns conflitos familiares e de caráter emocional, as famosas transformações orgânicas e inconstâncias hormonais, associadas a uma nova compressão de mundo que se alia à necessidade da representação de novos papéis e responsabilidades do jovem na sociedade. A vivencia em sala de aula é de suma importância para um futuro docente, pois ele estará capacitado para enfrentar qualquer situação, dar espaço para os conhecimentos prévios dos alunos faz com que a aprendizagem aconteça de forma significativa, orientar e ensinar os discentes sobre assuntos que existem na sociedade é bastante importante e com isso, haverá o envolvimento de todos para uma prática escolar que possibilita/possibilitará a formação do cidadão crítico, autônomo e participativo.

     

  • Palavras-chave
  • Docente, Experiências, Qualidade, Residência Pedagógica
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE