RESUMO: O presente artigo refere-se aos relatos de experiência dos estudantes do curso de História, enquanto residentes no Erem Professora Osa Santana de Carvalho, através do programa Residência Pedagógica, que é financiado pela CAPES. O mesmo foi instituído através da portaria nº 38, de 28 de fevereiro de 2018, disposto no edital CAPES nº 06/2018, cujo objetivo é aperfeiçoar e adequar a formação dos professores, unindo a teoria e a prática, a partir do contato dos discentes com a realidade escolar. As atividades giraram em torno de dois eixos temáticos: uso de fontes históricas e violência escolar, a qual, tudo está pautado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia empregada, antes de tudo, é a de observação do contexto escolar e de embasamento teórico, para em seguida pôr em prática atividades inovadoras para o melhoramento do rendimento dos alunos, como: oficinas, gincanas e palestras. Além disso, o Projeto conta ainda com a coordenação do Professor Dr. Fernando Mattiolli Vieira, Professor adjunto do colegiado de História da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina e como Preceptora, a Professora Mestra Dionilda Pereira de Lima Cordeiro que faz parte do corpo docente da referida escola na disciplina de História.
Palavras-chave: Relato de Experiência, Residência Pedagógica, Formação de Professores,
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE