PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA À LUZ DO LETRAMENTO SOCIAL

  • Autor
  • Natally Barbosa Serafim
  • Co-autores
  • Hávilla Antônia Vicente da Silva
  • Resumo
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    O presente trabalho tem por propósito relatar o projeto de letramento intitulado Nossa Biblioteca, desenvolvido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com a turma do 8° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Anísia Pereira de Lira, que tem por principal objetivo trabalhar a leitura e a escrita dos alunos, com base em seu contexto social, além de contribuir para a utilização da sala de leitura e solução do déficit de livros literários. A escola não dispõe de biblioteca e os livros encontrados na sala de leitura são em grande maioria didáticos e os demais para o público dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sentimos, então, a necessidade de resgatar o uso da sala de leitura e trazer os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental para esse espaço. Para tanto, buscamos conhecer os anseios e gostos dos discentes por meio de um questionário, as respostas do questionário foram fundamentais para a escolha dos gêneros trabalhados e seleção das atividades. Observamos que os alunos partilhavam um gosto em comum, todos mencionaram histórias de terror, lendas populares e sinalizaram que se sentiam curiosos quando as temáticas eram trabalhadas em sala. Partindo desse levantamento, propomos trabalhar com contos de terror e lendas populares de forma interativa. Assim, todo o trabalho realizado em sala teve como foco o desenvolvimento com a oralidade, leitura e escrita com base nas vivências dos alunos em contextualização com o gênero contos de terror e lendas populares, visando despertar o gosto pela leitura  e desenvolver a criticidade para identificar as ideologias e os contextos histórico-culturais em que os textos são produzidos, além de almejar uma produção textual escrita e oral que será desenvolvida para a culminância de enceramento do projeto em dezembro de 2019, e, posteriormente, servirá de acervo para a sala de leitura da escola, garantindo a inclusão e protagonismo desses alunos. As produções resultantes do projeto também servirão como fonte de dados para a elaboração do trabalho final do subprojeto de Língua Portuguesa,do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, em parceria com a CAPES. 

  • Palavras-chave
  • Letramento; Leitura e Escrita; Língua e Inclusão
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
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  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE