EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (PIBID): FOTOS QUE RETRATAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA

  • Autor
  • Denilson Salgado Santiago da Silva
  • Resumo
  • Esta produção buscou discutir a prática pedagógica durante intervenções de acadêmicos do Subprojeto Educação Física – PIBID ESEF-UPE em uma escola pública do Estado Pernambuco, delimitada por análise de fotos capturadas durante as atividades. Foram analisadas fotos das expressões faciais e corporais dos participantes do processo de ensino-aprendizagem, condicionadas por categorias da descrição da relação afastamento-aproximação entre os estudantes da Educação Básica e os bolsistas, e sua disposição nos espaços das ações ocorridas na relação da prática pedagógica. Pelas fotografias identificamos afastamento entre os estudantes e os bolsistas principalmente nas aulas expositiva dialogadas e que ocorreram no início das intervenções. Nas atividades mais recentes e que privilegiam práticas corporais foi possível identificar maior aproximação entre os agentes do processo em questão. No entanto as fotos expressam alguns estudantes fora do alcance dos bolsistas e dos demais educandos, assim como são constantes as fotografias em que os bolsistas se encontram próximos uns dos outros, e os estudantes se subdividem em pequenos grupos e que evidenciam expressões faciais em sintonia ou em discordância entre si. Sendo assim, essa produção discutirá aspectos da relação que envolveram os estudantes da Educação Básica, os bolsistas e o corpo docente da escola envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, retratados nos registros fotográficos ao longo do Programa. Tais expressões e disposições dos participantes no espaço pedagógico sugerem certo estranhamento e aproximação no desenvolvimento das atividades didáticas. Por fim é possível pensar sobre a eficácia da pertinência da Educação Física no contexto escolar, na medida em que se assume sua especificidade no ensino da cultura de movimento enquanto área de conhecimento envolvendo mais estudantes nas atividades da prática pedagógica, favorecendo relações entre educador e educando.

  • Palavras-chave
  • Educação Física Escolar; Prática Pedagógica; Fotos; PIBID.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE