Este relato de experiência caracteriza-se como uma das atividades proposta pelo Programa Residência Pedagógica, ofertado pela Capes em consonância a Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte, e ao curso de Licenciatura em Matemática. O objetivo deste estudo é relatar uma das etapas da vivência no Ensino Médio. Nesta etapa, a intervenção foi realizada em uma turma do 3º ano, sendo utilizada a metodologia da resolução de problemas no ensino da análise combinatória, na busca por vislumbrar um ensino que priorize a construção e compreensão em detrimento de um ensino mecânico, tecnicista. Após a realização das atividades, concluímos que é necessário o desenvolvimento dos princípios básicos do campo da combinatória, o raciocínio multiplicativo e o raciocínio aditivo, e que a resolução de problemas se mostrou como um forte aliado em propiciar a construção de significados pelos alunos, e desta forma, consequentemente possibilitar a aprendizagem.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE