Gênero e educação: experiência no PIBID História do campus Mata Norte da Universidade de Pernambuco

  • Autor
  • Gabriela Maria Santos Soares
  • Co-autores
  • Emanuelle Luiza de Oliveira Ferreira , Jandeck Barbosa da Silva Júnior
  • Resumo
  •  

    O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um projeto de esfera federal administrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que visa proporcionar as/os estudantes de licenciatura um primeiro contato com a sala de aula. O PIBID História do campus Mata Norte da Universidade de Pernambuco teve como temática no primeiro semestre de 2019 “A exclusão das mulheres da história”. A partir desse tema, foi possível trabalhar desde a história das mulheres, fazendo uma análise juntamente aos alunos e alunas a partir de seus livros didáticos, ao conceito de gênero e suas relações, valorizando o ensino dessas temáticas na educação, tanto no ensino básico como no superior. Neste artigo, procuramos conceituar gênero enquanto uma categoria de análise a partir de um estudo histórico sobre as mulheres, entendendo a importância de sua discussão dentro das escolas e na formação desses futuros docentes em história. O PIBID tornou-se um espaço de exercício entre as relações de teoria e prática na docência. As/os bolsistas passam a adquirir uma formação mais crítica e reflexiva, visto que não há disciplinas obrigatórias que discutam relações de gênero dentro dos cursos de história em Pernambuco e nas escolas. Desse modo, neste trabalho relatamos as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos alunos e alunas bolsistas juntamente com as oficinas realizadas na Escola Municipal Maria Anunciada Pinheiro Dias, localizada no Município de Carpina, Estado de Pernambuco, na turma do 9º e 8º ano do fundamental II. 

     

  • Palavras-chave
  • PIBID, Gênero, Educação, História
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE