PARTE DIVERSIFICADA DO CURRÍCULO EM UMA ESCOLA PÚBLICA FEDERAL: O OLHAR DE RESIDENTES SOBRE A EXPERIÊNCIA COM UMA DISCIPLINA DE ESPORTE ESCOLAR

  • Autor
  • João Victor Campelo Petri
  • Co-autores
  • Jéssica Cristina Santiago de Oliveira , Gustavo José Silva de Lira , Kadja Michele Ramos Tenório
  • Resumo
  •  

    Em realidades escolares com condições privilegiadas, novas possibilidades se abrem no âmbito das aprendizagens dos estudantes. Legitimando e estimulando isso, os documentos norteadores do currículo na educação trazem a Parte Diversificada (PD) que corresponde a disciplinas oferecidas para além das disciplinas obrigatórias do currículo. Na realidade escolar desse relato inserida em um campus de uma universidade pública federal de uma universidade, com a tríade ensino, pesquisa e extensão e com professores extremamente capacitados, explorar as peculiaridades e o processo dessas disciplinas para além do currículo se torna um trabalho riquíssimo. Com isso, este relato de experiência tem por objetivo discutir as peculiaridades de uma disciplina da Parte Diversificada do currículo através de nossa experiência como residentes durante o período de imersão no programa Residência Pedagógica em uma escola pública federal do Recife/PE. Para tanto, apresentaremos as experiências vividas durante um semestre letivo nas aulas da disciplina Esporte Escolar, discutindo como se deu esse processo para além do currículo obrigatório e expondo as principais dificuldades, inquietações e aprendizados. Na perspectiva do treinamento esportivo escolar, a disciplina Esporte Escolar nos ofereceu desafios que implicavam em nossa prática pedagógica, como: não domínio do conteúdo e  número pequeno de estudantes, que foram superados mediante à estratégias junto ao nosso preceptor. Diante do nosso estudo, concluímos que mesmo com as dificuldades, inquietações e desafios citados no presente trabalho, podemos dizer que nossa experiência nessa nova realidade foi enriquecedora. Em uma estrutura que nos dava múltiplas possibilidades na prática pedagógica consideramos que esse desafio da PD nos ofereceu elementos para nosso amadurecimento e crescimento profissional.

  • Palavras-chave
  • Currículo; Residência Pedagógica; Educação Física.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
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  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE