Resumo
Este trabalho tem como objetivo fomentar discussões acerca de um projeto desenvolvido por bolsistas de um Núcleo de Letras do PIBID a partir do trabalho com narrativas fantásticas em sala de aula, fugindo do método tradicional e fundamentando-se na teoria construtivista. Contribui, assim, para a desmistificação do pensamento de que não é possível haver a construção do conhecimento se a teoria utilizada for a teoria construtivista. Ao contrário do que afirma esse pensamento, obteve-se resultados satisfatórios pela mediação do conhecimento em sala de aula por meio da interação e da autonomia. Os alunos puderam ocupar o espaço de protagonistas e tiveram autonomia para decidir, por exemplo, o gênero que gostariam de trabalhar. A partir disso, as atividades envolvem desde narrativas folclóricas, como a lenda da Comadre Fulozinha, até narrativas do gênero terror. Em uma reflexão a respeito da prática docente e do espaço que os alunos têm ocupado na realização das atividades propostas no ambiente da sala de aula, propõe-se aqui uma prática em que os alunos são protagonistas e os professores atuam enquanto mediadores da interação aluno-matéria de aprendizagem.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE