CONTRIBUIÇÃO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO DE LEITORES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

  • Autor
  • Brena Parente de Carvalho Pires, Isabel Bernardo Pereira
  • Co-autores
  • Maria Luiza Bezerra, Mary Angela de Sousa Bezerra
  • Resumo
  •  

    O presente estudo tem por finalidade contribuir para a compreensão dos profissionais da educação e influenciar todos os setores da sociedade sobre a importância da contação de histórias na formação de leitores. Uma vez que é desde os primeiros anos de vida já no processo de alfabetização e letramento, ela é utilizada na educação infantil como um momento de distração ou passa tempo, não sendo reconhecida como um instrumento enriquecedor na formação e desenvolvimento dos educandos. A arte da contação é uma prática antiga presente nos diferentes povos da antiguidade. A vivência das crianças com a literatura amplia o conhecimento, é tão importante essa relação que ajuda ela a se relacionar com o mundo, afinal a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, afirmou Paulo Freire na obra intitulada “A Importância do Ato de Ler” (1988) porque antes do indivíduo codificar e decodificar os códigos há uma interpretação do contexto que se vive.

    A contação de histórias está diretamente ligada ao desenvolvimento dos educandos, ao qual os proporciona o despertar da imaginação, da criatividade, na formação da opinião própria, na reflexão através da moral da história, e assim fazer com que a criança aprecie e goste do mundo da leitura, tornando-se desde de cedo um leitor ativo, no entanto, nota-se a falta desses momentos essenciais no processo de aprendizagem dos alunos, o que implica na dificuldade no processo de alfabetização e letramento, pois a criança inicia sua aprendizagem por meio das histórias contadas pelos pais e professores, antes mesmo de conhecer as letras. Desta forma, a escolha do tema se deu devido as observações realizadas em sala de aula, e com isso foi visto a necessidade de contribuir juntamente com a escola e com a professora para o êxito na formação de leitores na educação infantil.

     

  • Palavras-chave
  • : LEITURA; HISTÓRIA; LETRAMENTO;
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE