O presente artigo busca analisar como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) contribui para a formação de cidadãos sensatos e críticos. Para a realização deste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema. O PIBID possibilita que os bolsistas envolvidos desenvolvam projetos educacionais em escolas públicas e assim contribuam para a educação no ambiente ao qual estão inseridos e para sua formação profissional. Os docentes de Ciências Biológicas têm grande papel na construção de um mundo mais sustentável, para tal é fundamental que o professor busque relacionar o conteúdo ensinado à realidade vivida pelos alunos, com a interdisciplinaridade torna-se possível despertar a motivação dos mesmos. Sabe-se o quanto as ações antrópicas vêm cada vez mais modificando o meio ambiente e isto é muito preocupante, por isso cabe aos educadores buscarem metodologias que despertem nos alunos a curiosidade em investigar o meio em que estão inseridos e intervirem sempre que possível contribuindo para o bem comum de todos.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE