O OLHAR DOS DISCENTES SOBRE O PIBID EM ESCOLAS PÚBLICAS DA MATA NORTE – PE

  • Autor
  • Ana Luiza Ferreira de Barros e Silva
  • Co-autores
  • Luiz Fernando de Moura Santos , Mayrê Iracema Cavalcanti Rodrigues da Silva
  • Resumo
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    O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) proporciona o contato entre a universidade e as escolas da rede pública de ensino. O programa fornece aos estudantes da educação básica uma oportunidade a mais de ensino e aprendizagem, pois além das atividades complementares, e de interação, também são desenvolvidas atividades de intervenção, como por exemplo, o reforço escolar. Para o bom desenvolvimento das atividades propostas durante as ações realizadas pelos pibidianos nas escolas, se faz necessário a participação ativa e responsável dos estudantes, uma vez que a educação proporciona no individuo uma mudança pessoal, escolar e social. Na intenção de investigar a importância da integração entre universidade e escolas, no que concerne ao ensino de ciências aplicadas, sobretudo no desenvolvimento das ações propostas pelo PIBID, o presente trabalho baseou-se na análise dos resultados de um questionário semi-estruturado aplicado nas escolas de ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio (1º a 3º série) da Mata Norte de Pernambuco, que atendem os graduandos e supervisores do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Levando em consideração os resultados expostos, constata-se a relevância da atuação do PIBID para melhorar o desempenho estudantil. Apesar das dificuldades encontradas, tendo em vista que as três instituições de ensino atendem a um público social carente, a influência do programa pode contribuir positivamente no processo de aprendizagem dos estudantes, levando conteúdos presente no cotidiano que complementam o cronograma curricular além de contribuir para a formação de professores de ciências que aliam teoria e prática.

  • Palavras-chave
  • Ensino, Escola, Olhar, PIBID
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
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  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE