A VISÃO INTERDISCIPLINAR DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CAMPUS MATA NORTE

  • Autor
  • DAYANE CÂNDIDO DA SILVA
  • Co-autores
  • LUCAS MATHEUS SILVA
  • Resumo
  • No decorrer dos anos a educação brasileira vem passando por várias transformações em virtude das mudanças políticas, econômicas, culturais e sociais. Dessa forma, é de extrema importância que o educador contemporâneo seja capaz de articular as diversas áreas do conhecimento a fim de promover, no aluno, uma aprendizagem significativa e sistêmica. O programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) insere o discente de licenciatura no cotidiano das escolas ainda nos primeiros anos de sua formação acadêmica. Com isso, pode-se entender o PIBID como uma ferramenta inovadora capaz de proporcionar uma melhoria na qualidade do ensino das instituições educacionais. Nesta perspectiva, o presente artigo irá discutir o papel do PIBID na formação de docentes possuidores de uma visão interdisciplinar, além de pontuar a relevância dessa visão no processo pedagógico do ensino de Ciências Biológicas, considerando as demandas sociais que permeiam o ensino presente. A metodologia adotada se fundamentou em levantamentos bibliográficos e na realização de um questionário, contendo 4 perguntas, com 8 dos 22 integrantes do subprojeto PIBID de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte. A partir da análise quantitativa e qualitativa dos dados, foi possível constatar a relevância do programa de iniciação à docência na formação da identidade profissional dos futuros professores de Ciências Biológicas. Além de sua importância, através das vivências nas escolas, na construção da visão interdisciplinar desses licenciandos. 

  • Palavras-chave
  • Docência. PIBID. Interdisciplinaridade.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
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  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE