PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

  • Autor
  • GLEICY KELLY DE BARROS LUZ
  • Co-autores
  • JHONATA WILLAME CORDEIRO DE VASCONCELOS FERREIRA BARROS , JOSÉ VITOR RAMOS DE LIMA , VÂNIA DE MOURA BARBOSA DUARTE
  • Resumo
  •  

    O presente relato de experiência apresenta um trabalho realizado em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, onde foi realizado com 20 alunos, o trabalho foi desenvolvido em uma Escola de Rede Estadual de Ensino da cidade de Carpina no estado de Pernambuco. O trabalho aconteceu por um grupo de residentes do Programa Residência Pedagógica, que é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O trabalho teve como objetivo ressaltar que a Análise Combinatória é um conteúdo importante, que deve ser trabalhado durante o Ensino Médio, já que se faz presente nos documentos oficiais da educação, tivemos como objetivo também que os alunos possam descobrir seu potencial em relação ao raciocínio combinatório e que podem resolver problemas reduzindo o uso de fórmulas. Análise Combinatória é um conteúdo onde os alunos da escola apresentam dificuldades, levantamos isso na análise do último resultado do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE). Então, para melhor trabalhar, utilizamos de aportes teóricos como a Análise Combinatória e a Proposta Curricular e Problemas Combinatórios Sem o Uso de Fórmulas. O estudo aconteceu em diferentes momentos, com atividades e explicação fazendo uso de recursos, como por exemplo, atividades impressas, projetor, quadro branco. Para a análise dos resultados, analisamos as atividades desenvolvidas com os alunos, a partir dos momentos. De qualquer maneira, podemos perceber que os resultados foram positivos, onde os alunos avançaram na aprendizagem referente ao conteúdo trabalhado. Assim, propomos a aprendizagem da Análise Combinatória, especificamente a partir do Princípio Fundamental da Contagem.

  • Palavras-chave
  • Ensino de Matemática; Análise Combinatória; Princípio Fundamental da Contagem.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
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  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE