A tecnologia vem transformando o nosso dia a dia e com a educação não poderia ser diferente. A tecnologia educacional nada mais é do que o emprego de recursos tecnológicos no processo de ensinar. O termo faz referência ao uso de ferramentas para aprimorar o processo de ensinar e aprendizagem. Utilizar a tecnologia na educação de forma planejada é investir no desenvolvimento sócio educacional dos estudantes e dar a eles mais possibilidades de acesso à informação e ao conhecimento. No entanto existem muitos entraves na utilização de tecnologia nas escolas, como por exemplo: muitas escolas faltam recursos tecnológicos, como projetores, computadores, resistência dos professores frente à integração das tecnologias no ambiente escolar por não dominarem suficientemente. Entretanto, não podemos responsabilizar os professores pelo receio ou desconhecimento desses recursos, pois sua utilização requer mudanças de paradigmas, ou seja, trata de aceitar a mudança que vem ocorrendo muitas vezes de forma rápida, e que ainda não se firmou na sua totalidade. Independente dessa realidade existe diversas formas de tecnologias educacionais, acessíveis e de simples acesso. A tecnologia educacional é uma forma de promover a curiosidade e a autonomia dos estudantes, de tornar as informações mais acessíveis e o ensino mais dinâmico, incentivando a busca pelo conhecimento. Um dos recursos tecnológicos educacionais encontra-se os softwares educacionais, assim como os jogos ambos capazes de promover o interesse e o engajamento dos estudantes em sala de aula e com o professor. Segundo Roth (2011), no momento em que se oferecem computadores às crianças e os professores, há duas situações possíveis: o docente pode usar o computador apenas para preparar o material para as aulas, mas também pode se valer da tecnologia para estabelecer uma metodologia diferente, um novo tipo de relação com o estudante, muito mais personalizado. A tecnologia permite o trabalho individual e em grupo de maneira mais eficaz. Porém, vale salientar que todas as metodologias de ensino e aplicações pedagógicas com uso das tecnologias educacionais necessitam do acompanhamento de um profissional preparado para isso. Assim, é preciso estar ciente de que a tecnologia facilita e dinamiza as forma de ensino, mas não substitui os educadores. Vivemos em uma época caracterizada pelo avanço das tecnologias e pelo surgimento de novos paradigmas de aprendizagem, trabalhar com a tecnologia educacional em sala de aula.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE