O uso de atividades lúdicas por meio de jogos e brincadeiras no processo de alfabetização

  • Autor
  • Bianca Silva da Silva
  • Co-autores
  • Maria de Fátima Nascimento dos Reis , Rosemeire Silveira Guimarães , Maria Luiza Bezerra
  • Resumo
  • O presente trabalho é um relato das atividades desenvolvidas na escola Municipal Professora Laurita Coelho Leda Ferreira, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), pelas bolsistas do curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. A metodologia foi desenvolvida por meio de atividades na turma do 3° B, no turno matutino. Inicialmente, foram realizadas observações na sala de aula referente à metodologia empregada pelo professor regente e à avaliação prévia dos níveis de leitura e escrita dos alunos. Posteriormente às observações, foram executados jogos e atividades lúdicas que contribuem no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, haja vista o uso de jogos como manejo pedagógico se consubstancia em um elemento de resultados progressivos e positivos, dentro da perspectiva educar. Somado a isso, os jogos e brincadeiras – a partir do lúdico – integra o aluno à máxima do aprender, uma vez que desperta as suas subjetividades e o favorece enquanto criança, adequando a sua atenção ao que lhe é apresentado.   Posto isso, constatou-se, por meio de observações, que essa pesquisa instigou o interesse dos alunos no processo de aprendizagem, uma vez que a técnica utilizada simboliza a centralização do processo de aprendizagem.

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Jogos; Lúdico: Aprendizagem
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE