O presente trabalho é um relato das atividades desenvolvidas na escola Municipal Professora Laurita Coelho Leda Ferreira, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), pelas bolsistas do curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. A metodologia foi desenvolvida por meio de atividades na turma do 3° B, no turno matutino. Inicialmente, foram realizadas observações na sala de aula referente à metodologia empregada pelo professor regente e à avaliação prévia dos níveis de leitura e escrita dos alunos. Posteriormente às observações, foram executados jogos e atividades lúdicas que contribuem no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, haja vista o uso de jogos como manejo pedagógico se consubstancia em um elemento de resultados progressivos e positivos, dentro da perspectiva educar. Somado a isso, os jogos e brincadeiras – a partir do lúdico – integra o aluno à máxima do aprender, uma vez que desperta as suas subjetividades e o favorece enquanto criança, adequando a sua atenção ao que lhe é apresentado. Posto isso, constatou-se, por meio de observações, que essa pesquisa instigou o interesse dos alunos no processo de aprendizagem, uma vez que a técnica utilizada simboliza a centralização do processo de aprendizagem.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE