O Programa Residência Pedagógica desenvolvido pela Universidade de Pernambuco campus Mata Norte com o subprojeto no curso de Pedagogia, fora composto por cinco etapas em sua sistematização, nas quais iniciamos pela formação dos residentes ministrada pela Orientadora Professora Mirtes Lira, nos meses de agosto e setembro de 2018. Esse trabalho tem a finalidade de discorrer sobre os estudos teóricos realizado na etapa de formação dos residentes. A necessidade de obter um apoio teórico para a prática docente e tudo que a envolve nos traz a segurança de saber quais atitudes tomar mediante situações. Nos estudos teóricos realizamos leituras, discussões e produção textual a partir dos seguintes textos: (1) PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena com o artigo “Estágio e docência: diferentes concepções”; (2) BRZEZINSKI, Iria com o artigo “A inserção de professores iniciantes nos sistemas educacionais da educação básica: pontos e contrapontos da residência pedagógica”; (3) MARTINS, Edna, com o seguinte artigo “Família e escola no contexto de um programa de Residência Pedagógica: um estudo a partir do enfoque histórico-cultural” e (4) Análise das unidades temáticas no BNCC para os anos iniciais do ensino fundamental, a partir do texto Base Nacional Comum Curricular Ensino Fundamental.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE