MOTIVAÇÃO DOS RESIDENTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA MUNICIPAL GREGÓRIO BEZERRA

  • Autor
  • Rafael Amaral Lima de Medeiros
  • Co-autores
  • Eduardo Barbosa Leite da Silva
  • Resumo
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    Este trabalho surge a partir da necessidade de compreender os fatores que influenciam na motivação do profissional de Educação Física escolar por meio da participação no Programa Residência Pedagógica na Escola Municipal Gregório Bezerra, em Olinda-PE. Foram observadas e discutidas as dificuldades presentes na escola-campo citada, que podem influenciar na motivação dos residentes, refletindo na nossa prática pedagógica. Na busca por compreender esses fatores capazes de nos levar a esta instabilidade comportamental, nos debruçamos em estudos acerca da motivação, área que investiga o comportamento humano e o que dá origem a ele, documentos da própria escola-campo, como no caso do Projeto Político Pedagógico,  e em estudos que retratam a precarização estrutural e material da Educação Física enquanto componente curricular. A Residência Pedagógica é um dos programas financiados pela Capes, no qual surge com o objetivo de: Qualificar a formação dos discentes dos cursos de licenciatura, nesse caso o componente curricular Educação Física; induzir a reformulação da formação prática nos cursos de licenciatura; fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre Instituição de Ensino Superior (IES) e a escola campo; e promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da educação básica à orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).Concluímos com a ideia de que embora os fatores expostos de desmotivação possam prejudicar a experiência durante o programa, não devemos esquecer-nos do compromisso que assumimos no momento em que escolhemos nos tornar educadores.  As dificuldades da profissão nunca foram segredos para ninguém e independentemente destas, foram nós mesmos que resolvemos assumir esse o compromisso e, agora devemos fazer bem feito ou pelo menos, o melhor possível. Mas que isso, devemos lutar em prol de melhorias, pois só assim poderemos um dia ter o digno reconhecimento como profissional.

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Motivação, Educação Física, Residência Pedagógica
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
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  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE