ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: USO DOS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DO 2°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Max Andrey de Souza Costa
  • Co-autores
  • Rebeka Vieira da SiIlva , Neuracy dos Santos Balbino
  • Resumo
  •  

    O trabalho foi realizado a partir de sequência didática com diferentes gêneros textuais como: poesia, marchinhas e outros, visto que alguns alunos estão em nível de leitura baixa tanto para idade como para o ano em que estão inseridos. Foi priorizado a diversidade buscando contos relaxantes com fins pedagógicos, no primeiro caso o conto era acompanhado com uma atividade lúdica; No segundo caso era livre; e buscava a reflexão e a diversão. As atividades tiveram como objetivo o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita.

     

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem significativa; Educação; Literatura.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE