O presente artigo discute o uso do livro infanto-juvenil Esther, uma estrela na guerra como recurso didático para a Educação em Direitos Humanos, entendida como um campo fundamental para a formação cidadã dos sujeitos. A partir de uma abordagem transversal, bolsistas do PIBID de História da Universidade de Pernambuco – campus Mata Norte desenvolveram um projeto de intervenção em uma escola do município de Carpina, cujo objetivo era pensar e refletir a questão dos direitos fundamentais, observando as situações de violação e incentivando a promoção desses direitos. Através da história de Esther, uma criança judia separada de seus pais e mandada para um campo de concentração na Alemanha nazista, incentivou-se nos alunos e alunas do 8º ano do Ensino Fundamental o sentimento de empatia e a noção de coletividade, imprescindíveis para a garantia dos direitos, conforme aponta Lynn Hunt. Por meio de oficinas de leitura e discussão, refletiu-se sobre as marcas e consequências da infração dos princípios fundamentais à dignidade humana, mesmo quando não havia ainda um documento oficial que os respaldassem. Dessa forma, aproximando literatura e história, produziu-se um importante debate sobre os Direitos Humanos e seus reflexos no cotidiano dos estudantes.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE