O USO DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL NO ENSINO DE HISTÓRIA: REFLETINDO OS DIREITOS HUMANOS A PARTIR DE ESTHER, UMA ESTRELA NA GUERRA

  • Autor
  • Sara Estérfane Amorim Oliveira de Souza
  • Co-autores
  • Andressa Rayane Maria Almeida da Mota , Jandeck Barbosa da Silva Junior
  • Resumo
  • O presente artigo discute o uso do livro infanto-juvenil Esther, uma estrela na guerra como recurso didático para a Educação em Direitos Humanos, entendida como um campo fundamental para a formação cidadã dos sujeitos. A partir de uma abordagem transversal, bolsistas do PIBID de História da Universidade de Pernambuco – campus Mata Norte desenvolveram um projeto de intervenção em uma escola do município de Carpina, cujo objetivo era pensar e refletir a questão dos direitos fundamentais, observando as situações de violação e incentivando a promoção desses direitos. Através da história de Esther, uma criança judia separada de seus pais e mandada para um campo de concentração na Alemanha nazista, incentivou-se nos alunos e alunas do 8º ano do Ensino Fundamental o sentimento de empatia e a noção de coletividade, imprescindíveis para a garantia dos direitos, conforme aponta Lynn Hunt. Por meio de oficinas de leitura e discussão, refletiu-se sobre as marcas e consequências da infração dos princípios fundamentais à dignidade humana, mesmo quando não havia ainda um documento oficial que os respaldassem. Dessa forma, aproximando literatura e história, produziu-se um importante debate sobre os Direitos Humanos e seus reflexos no cotidiano dos estudantes.

  • Palavras-chave
  • Direitos Humanos, Literatura, PIBID, Ensino de História, Transversalidade.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
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  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE