O USO DO LÚDICO NO CAMPO DA ALFABETIZAÇÃO, COM ÊNFASE NOS JOGOS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Glena Gomes Silva
  • Co-autores
  • Natália Keila de Oliveira Tavares , Maria Luiza Bezerra , Mary Ângela de Sousa Bezerra
  • Resumo
  •  

    O referente artigo tem como objetivo discutir a respeito da importância do lúdico para o desenvolvimento infantil, e como o mesmo pode ser inserido no contexto escolar de forma que venha a contribuir com o desenvolvimento educacional dos alunos. Para alcançar os objetivos do estudo, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, pois houve a preocupação com a qualidade da leitura dos textos que discutiam a temática. As discussões deste trabalho referem-se ao o lúdico como parte do desenvolvimento humano, e como o mesmo pode ser uma ferramenta potencializadora no processo de alfabetização, com enfoque nos jogos pedagógicos. Apresenta os algumas atividades realizadas da através do projeto de intervenção intitulado como  “A importância dos jogos infantis para o desenvolvimento da leitura e escrita”, desenvolvido por alunas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, abordando qual era o objetivo da mesma e como elas contribuem para a alfabetização. Levando a refletir sobre as práticas pedagógicas presentes no cotidiano escolar, e enfatizando o quanto o brincar é importante para o desenvolvimento integral da criança e como o professor é o agente principal para a transformação da aprendizagem dos alunos. Foi construído com base em alguns teóricos que pesquisam sobre o lúdico, o brincar e as brincadeiras, dentre eles destacam-se Kishimoto, Leontiev, Luckesi e Piaget. Por fim, estabelece as constatações feitas durante o período de execução do projeto e como o programa beneficiou as alunas bolsistas.

     

  • Palavras-chave
  • Lúdico, alfabetização, jogos pedagógicos, brincar
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE