A experiência prévia é fator de relevância no exercício de qualquer profissão. No âmbito da atividade docente, o contato com o contexto de sala de aula na fase final de graduação tem caráter complementar na formação acadêmica, a partir da possibilidade de verificar a aplicabilidade prática da teoria estudada durante o curso. Com o intuito de promover essa experiência, a Capes instituiu o Programa de Residência Pedagógica, a ser vivenciado por alunos que cursam a segunda metade dos cursos de Licenciatura. O presente relato trata da experiência de oito alunos de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Pernambuco no exercício de atividades em sala de aula, na Escola Municipal Professor Rubem Amorim. As práticas abrangem atividades de ambientação e regência, incluindo o planejamento e a execução de intervenções pedagógicas, que são detalhadas a seguir.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE