O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) incentiva a formação de professores em nível superior inserindo os futuros docentes no cotidiano das escolas da rede pública, que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação com o cotidiano das escolas públicas. O presente artigo tem como objetivo informar a realidade da Escola Estadual Dom Ricardo Vilela e as percepções dos bolsistas acerca da realidade escolar. Para a construção do presente artigo foram realizadas duas etapas: na primeira etapa levantamentos bibliográficos e na segunda a elaboração e aplicação de questionário eletrônico, por via da plataforma Google Forms. A educação é crucial para qualquer indivíduo, pois visa o desenvolvimento humano envolvendo suas potencialidades, habilidades e competências. Nas observações foram possíveis perceber aspectos importantes sobre o contexto educacional da escola sob a visão dos bolsistas do programa. Os graduandos inseridos no cotidiano escolar expandem o espaço de formação acadêmica, visto que experimenta um contato verdadeiro com o processo de aprendizado em uma escola. O PIBID tem um papel fundamental para a construção da autonomia e criticidade dos graduandos, propiciando também certezas em relação a docência.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE