AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS PEDAGÓGICOS NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA EM UMA TURMA DE 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

  • Autor
  • Ana Flávia Pereira de Menezes
  • Co-autores
  • Victória Ribeiro de Almeida , Maria Luiza Bezerra , Valdeli Eulália Nunes
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho visa relatar as contribuições dos jogos pedagógicos na sala de aula em consonância com o projeto em andamento intitulado: “Os Jogos Pedagógicos como facilitadores na aprendizagem da leitura e escrita em turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal, campo de estudo do PIBID, em Petrolina - PE”, na Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos – CAIC, escola campo de atuação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), pelas bolsistas do curso de Pedagogia da UPE Campus Petrolina. O trabalho foi fundamentado por teóricos renomados no assunto, destacando-se entre eles, Piaget (1976) e KISHIMOTO (1994). Tem como objetivo compreender a importância que os jogos pedagógicos têm no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento de atividades da leitura e da escrita. Como metodologia, a princípio, foi utilizada a técnica de observação direta ao ambiente de sala de aula para conhecer a prática pedagógica do professor, como também, identificar o nível da turma com relação aos processos de alfabetização e letramento. Assim procedendo, foram definidas duas etapas: primeiro o planejamento das atividades a serem realizadas, levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, seleção dos jogos pedagógicos, escolha dos materiais e confecção dos jogos.  Segundo, a confecção de jogos didáticos com materiais reciclados e, finalmente, a realização das atividades junto às crianças.  Como resultados parciais verificou-se um avanço no rendimento escolar dos alunos com relação aos processos de leitura e escrita.

  • Palavras-chave
  • Ludicidade, aprendizagem, jogos pedagógicos.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE