OS TIPOS DE LEITURA COMO DIFERENCIAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Iara Maria Silva Dos Santos
  • Co-autores
  • Amanda Rayssa Santiago
  • Resumo
  • COM INTUITO DE AUXILIAR OS ESTUDANTES DO NONO ANO DA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM CANUTO DE ARAÚJO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE TRACUNHAÉM, NA ZONA DA MATA NORTE DE PERNAMBUCO; PROPOMOS UM TIPO DE LEITURA DIFERENTE DO QUE ELES COMSTUMAVAM FAZER. TAL PROPOSTA TAMBÉM É DE GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA NÓS, BOLSISTAS DO PIBID, PARA COMPREENDERMOS AS FORMAS COM AS QUAIS PODEMOS TRABALHAR COM CADA PÚBLICO. TRABALHAMOS COM A TURMA LENDAS FOLCLÓRICAS E URBANAS, MUITAS JÁ CONHECIDAS POR ELES, E POR SER TEXTOS DO IMAGINÁRIO POPULAR SABEMOS QUE HÁ DIVERSAS VERSÃOS. ENTÃO, INICIALMENTE, FOI FEITO UM LEVANTAMENTE DE DADOS PRÉVIOS DAS INFORMAÇÕES QUE ELES TINHAM DAS LENDAS TRABALHADAS EM CADA AULA, LOGO APÓS FIZEMOS A LEITURA COMPARTILHADA E ENTÃO PARTÍAMOS PARA ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DO TEXO LIDO. DIVIDÍAMOS A TURMA EM GRUPOS E CADA GRUPO FAZIA ANÁLISE DE UM ASPECTO DO TEXTO, SEJA ELE SOCIAL, CULTURAL, LINGUÍSTICO, HISTÓRICO ETC; E A PARTIR DA ANÁLISE DAS PARTES, INICIÁVAMOS O DEBATE COM TODA A TURMA, CADA GRUPO PONTUAVA O QUE FORA OBSERVADO, FAZENDO SEUS COLEGAS REFLETIREM SOBRE O QUE ESTAVA SENDO APRESENTADO E TAMBÉM GERAVA A TROCA DE INFORMAÇÃO, PONTOS DE VISTA E ESSA INTERAÇÃO CONTRIBUI DE GRANDE FORMA PARA FORMAÇÃO DE ALUNOS LETRADOS.  POIS COMO AFIRMAM VERGUEIRO E RAMOS (2009), DEVE TER INTERAÇÃO E TROCA DE CONHECIMENTO ENTRE OS ESDUSTANTES OU TODAS AS AULAS NÃO SERÃO MAIS QUE FORMALIDADES. PUDEMOS CONTEMPLAR O AVANÇO E ESTUSIASMO DA TURMA EM PARTICIPAR DESSE TRABALHO DESENVOLVIDO PELO PIBID - LETRAS. 

  • Palavras-chave
  • Leitura; Língua Portuguesa; PIBID; Interacionismo.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE