A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA PRÁXIS EDUCATIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Jailson Ferreira da Silva
  • Co-autores
  • Geizeanne Keilla Ferreira , Maria Luiza Bezerra , Valdeli Eulália Nunes
  • Resumo
  •  

    O presente estudo busca enfatizar a importância da contação de história no ambiente escolar, e apresentar suas contribuições não só no desenvolvimento da leitura e da escrita mas, na formação integral da criança. A inserção desde muito cedo em um ambiente letrado permite a criança um melhor desempenho durante o seu processo de alfabetização e letramento, pois, a mesma já carregará consigo direta ou indiretamente o contato com o mundo da leitura. É essencial que desde a Educação Infantil a prática de contar história seja realizada com respaldo pedagógico. Conforme Coelho (1999, p.26) o envolvimento da criança com a contaçaõ de história permite o desenvolver da concentração e da atenção da criança, sabendo assim ouvir o outro, permitindo trabalhar também sua linguagem oral e escrita, lhe dando possibilidades de descobrir novas palavras, despertando assim seu interesse pela leitura. O objetivo das intervenções realizadas é possibilitar situações de ensino e aprendizagem, incentivando a formação do habito de leitura e produção textual em alunos do ensino Fundamental nos anos iniciais, por meio da contação de história e histórias lidas, como incentivo ao gosto pela leitura, interagindo com diferentes gêneros literários criando possibilidades para que os alunos manifestem a sua oralidade, criatividade e imaginação sendo possível também desenvolver a compreensão do sistema de escrita. O ato de contar história, além de proporcionar o desenvolvimento da leitura e escrita, permite que a criança aprimore questões como: memória e o imaginário, possibilitando o conhecimento sobre a diversidade de gêneros textuais, percebendo também as diferenças estruturais dos diversos textos e conhecendo suas finalidades como: conto, fábula, carta, poema, poesia entre outros. As intervenções foram realizadas na escola Nossa Senhora Rainha dos Anjos, localizada no bairro Cohab Massangano em Petrolina –PE, em uma turma do 2º ano ”A” pelo horário da manhã. De início ocorreu o momento de observação não só em sala de aula, como também na estrutura da instituição e no acesso aos documentos que regem a instituição. Em sala de aula a princípio foi observada as principais dificuldades dos alunos referentes ao processo de alfabetização, para que se pudesse ser trabalhado com base nas dificuldades presenciadas em sala.

     

  • Palavras-chave
  • CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, ESCRITA, LEITURA
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE