O presente relato de experiência objetiva descrever um evento de letramento por meio da leitura e escrita de contos, em um projeto desenvolvido por duas bolsistas de Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UPECMN. Considerando o letramento como ato de ensino associado às práticas contextualizadas e significativas, que levem em consideração as experiências de vida do alunado como ponto de partida, já que estas estão associadas às suas práticas sociais. Nosso objetivo apresentar novas perspectivas que visam romper com o ensino tradicional e mecanizado baseado apenas no ensino da norma culta padrão e que desse modo, favoreça uma educação linguística que leve em consideração o sujeito como inerente a seu contexto social. A metodologia utilizada para a realização deste projeto ocorreu a partir da pesquisa bibliográfica, fundamentada na discussão teórica de autores como: Amaral (2008), Kleiman (1995), Soares (2008), Ferreiro; Teberosky (1986), Freire (2005), entre outros, que defendem que a leitura e a escrita devem estar associadas ao contexto social e que não podem ser unicamente limitadas aos aspectos normativos gramaticais da língua.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE