Gênero e Transversalidades no Ensino: Uma Análise da Ausência da Participação da Mulher nos Debates do Fazer Histórico

  • Autor
  • Alexandre Luiz da Silva
  • Co-autores
  • Evilly Ferreira da Silva
  • Resumo
  •  

    Em face das novas demandas sociais e científicas para o ensino de História nas instituições educacionais, surge a necessidade de atualizar as ferramentas didáticas em favor de uma otimização do aprendizado que considera o meio social no qual o aluno se insere, auxiliando o desenvolver da sua criticidade. É através desses requisitos que o presente artigo propõe através das vivências no PIBID de História da Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte, uma análise da inserção de temas transversais do ensino na abordagem da ausência de gênero no âmbito historiográfico.

     

  • Palavras-chave
  • Transversalidades; Gênero; educação; historiografia.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE