O trabalho a seguir refere-se à experiência vivenciada por nós, residentes, em uma turma de 2° ano de uma escola municipal, localizada em um bairro central da cidade de Juazeiro – Bahia, com o intuito de discutir e promover a reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, seus direitos e conquistas. Em vista disso, foi elaborada uma sequência didática a partir do estudo de algumas fontes como Hooks (2017), Davis (2017) e Botton (2018). Trataremos dessa experiência em três partes: a primeira evidenciará o objetivo dessas discussões com luz no referencial teórico citado; a segunda tratará sobre o uso da sequência didática e o uso dos gêneros textuais: poema, bilhete, cartaz e anúncio e a terceira parte demonstrará as metodologias ativas utilizadas em sala de aula para o estimulo da discussão sobre o tema referido e da aprendizagem. Por fim, relataremos como foi a vivência de ensinar através da perspectiva feminista e quais conclusões foram observadas a partir dessa experiência.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE