O presente trabalho discute a importância da metodologia de projetos durante a realização das intervenções pedagógicas nas escolas-campo onde esteve presente o Programa Residência Pedagógica. Sabe-se que as metodologias tradicionais utilizadas em sala de aula têm sido pouco eficientes para proporcionar a construção do conhecimento, a auxiliar o aluno a aprender a pensar, refletir e criar com autonomia nas resoluções de problemas. O docente ao trabalhar com projetos na construção do conhecimento escolar valoriza-se uma prática pedagógica que estimula a iniciativa dos alunos através da pesquisa, desenvolve o respeito às diferenças pela necessidade do trabalho em equipe, incentiva o saber ouvir e expressar-se, o falar em público e o pensamento crítico autônomo. Foi na transição do século XX para o XXI, a metodologia de projetos passa ser adotada de forma mais efetiva em várias escolas, seja pública ou privada, trazendo como foco temas emergentes, pertinente a realidade vivida. Contudo, é necessário entender que a realização de projetos na escola deve está permeado por um plano de ação viável construído a partir de uma problemática real da escola. Conforme, Oliveira (2006) o trabalho com projetos no contexto escolar altera o foco da sala de aula do professor para o aluno, da informação para o conhecimento, da memorização para a aprendizagem. Um dos pressupostos do Programa Residência Pedagógica é aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dado e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias. Nesse contexto, quanto os residentes utiliza a metodologia de projetos no estágio de residência está favorecendo o equilíbrio entre a teoria e prática, dividindo responsabilidades e tarefas entre os envolvidos. Após o período de observações nas escolas-campo de cada município, os residentes constroem a diagnose de sua escola, registrando todas as demandas e possibilidades de intervenções partem para as discussões junto com a preceptora e gestora da escola para a tomada de decisões quanto as problemáticas levantadas.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE