UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE PROJETOS NAS ESCOLAS-CAMPO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Autor
  • TALINE VITORIA DA SILVA
  • Resumo
  • O presente trabalho discute a importância da metodologia de projetos durante a realização das intervenções pedagógicas nas escolas-campo onde esteve presente o Programa Residência Pedagógica. Sabe-se que as metodologias tradicionais utilizadas em sala de aula têm sido pouco eficientes para proporcionar a construção do conhecimento, a auxiliar o aluno a aprender a pensar, refletir e criar com autonomia nas resoluções de problemas. O docente ao trabalhar com projetos na construção do conhecimento escolar valoriza-se uma prática pedagógica que estimula a iniciativa dos alunos através da pesquisa, desenvolve o respeito às diferenças pela necessidade do trabalho em equipe, incentiva o saber ouvir e expressar-se, o falar em público e o pensamento crítico autônomo. Foi na transição do século XX para o XXI, a metodologia de projetos passa ser adotada de forma mais efetiva em várias escolas, seja pública ou privada, trazendo como foco temas emergentes, pertinente a realidade vivida. Contudo, é necessário entender que a realização de projetos na escola deve está permeado por um plano de ação viável construído a partir de uma problemática real da escola. Conforme, Oliveira (2006) o trabalho com projetos no contexto escolar altera o foco da sala de aula do professor para o aluno, da informação para o conhecimento, da memorização para a aprendizagem. Um dos pressupostos do Programa Residência Pedagógica é aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dado e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias. Nesse contexto, quanto os residentes utiliza a metodologia de projetos no estágio de residência está favorecendo o equilíbrio entre a teoria e prática, dividindo responsabilidades e tarefas entre os envolvidos. Após o período de observações nas escolas-campo de cada município, os residentes constroem a diagnose de sua escola, registrando todas as demandas e possibilidades de intervenções partem para as discussões junto com a preceptora e gestora da escola para a  tomada de decisões quanto as problemáticas levantadas. 

  • Palavras-chave
  • formação docente, projetos, metodologia de ensino
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
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  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE