O desempenho da Matemática tem um papel fundamental na formação do cidadão, principalmente no que se refere à capacitação dos indivíduos para a inserção no mundo do trabalho, das relações sociais e da cultura no âmbito da sociedade. Considerando que a escola tem a função de proporcionar essa formação, a Matemática, como disciplina escolar, deve ser explorada em sala de aula, de forma clara, dinâmica e, sempre que possível, contextualizada, para que os educandos tenham condições de perceber a importância desse conhecimento em suas vidas. A Oficina de Poliedros foi aplicada como uma intervenção os alunos do 2º ano, turma B do ensino médio, da Escola Estadual Dom Carlos Coelho, localizada no município de Nazaré da Mata no estado de Pernambuco, durante atividades vivenciadas no programa de Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte. Foi vivenciada experiência de estudo de conteúdos de Poliedros e Relação de Euler de maneira significativa e concreta, favorecendo a criatividade e a interatividade como formas de motivar e despertar o interesse dos alunos. Para tanto, as atividades desenvolvidas visaram resgatar o estudo de Poliedros e da Relação de Euler na sala de aula, por meio de uma oficina com uma perspectiva lúdica, baseada na realização de atividades exploratórias, com o uso de pesquisas e observação de materiais concretos.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE