EXPLORANDO POLIEDROS A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS SOB A ÓTICA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

  • Autor
  • Hugo Gustavo de Lira Gomes
  • Co-autores
  • Aline Melo de Almeida , Claudineia Maria Marcelino da Silva , Vânia de Moura Barbosa Duarte
  • Resumo
  • O desempenho da Matemática tem um papel fundamental na formação do cidadão, principalmente no que se refere à capacitação dos indivíduos para a inserção no mundo do trabalho, das relações sociais e da cultura no âmbito da sociedade. Considerando que a escola tem a função de proporcionar essa formação, a Matemática, como disciplina escolar, deve ser explorada em sala de aula, de forma clara, dinâmica e, sempre que possível, contextualizada, para que os educandos tenham condições de perceber a importância desse conhecimento em suas vidas. A Oficina de Poliedros foi aplicada como uma intervenção os alunos do 2º ano, turma B do ensino médio, da Escola Estadual Dom Carlos Coelho, localizada no município de Nazaré da Mata no estado de Pernambuco, durante atividades vivenciadas no programa de Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte. Foi vivenciada experiência de estudo de conteúdos de Poliedros e Relação de Euler de maneira significativa e concreta, favorecendo a criatividade e a interatividade como formas de motivar e despertar o interesse dos alunos. Para tanto, as atividades desenvolvidas visaram resgatar o estudo de Poliedros e da Relação de Euler na sala de aula, por meio de uma oficina com uma perspectiva lúdica, baseada na realização de atividades exploratórias, com o uso de pesquisas e observação de materiais concretos.

  • Palavras-chave
  • Poliedros, Relação de Euler, Ensino Médio.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
Voltar Download
  • Eixo 1 – Inovação Pedagógica
  • Eixo 2 – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
  • Eixo 3 – Ensino/aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
  • Eixo 4 - Ensino/aprendizagem de Ciências Humanas
  • Eixo 5 - Ensino/aprendizagem de Educação Física
  • Eixo 6 -Ensino/aprendizagem de Línguas e Literatura
  • Eixo 7 –Gestão Educacional
  • Eixo 8 – Tecnologias Educacionais
  • Eixo 9 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

COMISSÃO ORGANIZADORA

TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA REGINA MARINHO

CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA

 EDNA MARIA ALENCAR DE AS

FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA

GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA

IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO

JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO

LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE

MIRTES RIBEIRO DE LIRA

PRISCILA FELIX BASTOS

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,

ROSILDA MACENA DA SILVA

TARCIA REGINA DA SILVA

UBIRANY LOPES FERREIRA

VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE