Este trabalho trata-se de um relato das experiências vivenciadas pela preceptora do Programa de Residência Pedagógica promovido pela CAPES em parceria com a Universidade de Pernambuco e a Secretaria de Educação de Petrolina-PE em consonância com o subprojeto “Articulação dos Saberes Pedagógicos no Exercício da Docência do Professor da Educação Básica”. Serão pontuadas neste relato as atividades do PRP realizadas em cinco etapas. No primeiro momento discorreremos sobre o curso on-line realizado para a preparação do professor preceptor, enfatizando os principais autores que fomentaram esta aprendizagem dentre eles destacamos Libâneo (2009) e Padilha (2005). Nos momentos seguintes apontaremos as observações realizadas no desenvolvimento do trabalho das residentes nas fases de observação, regência, construção do projeto e produção Científica. E por fim abordaremos alguns resultados parciais alcançados pelo Programa de Residência Pedagógica.
COMISSÃO ORGANIZADORA
TARCIA REGINA DA SILVA
ANA REGINA MARINHO
EMILLY EDUARDA FERREIRA DUARTE
MARIA NATHÁLIA DA SILVA PIMENTEL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ANA REGINA MARINHO
CARLOS ROBERTO CRUZ UBIRAJARA
EDNA MARIA ALENCAR DE AS
FERNANDO MATTIOLLI VIEIRA
GENEALDA MARIA LEITE PEDROSA
IGOR LAPSKY DA COSTA FRANCISCO
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
MIRTES RIBEIRO DE LIRA
PRISCILA FELIX BASTOS
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA,
ROSILDA MACENA DA SILVA
TARCIA REGINA DA SILVA
UBIRANY LOPES FERREIRA
VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE